LEORIDES SEVERO DUARTE GUERRA

Leorides Severo Duarte Guerra - Psicóloga, Doutoranda e Mestre em Ciências Médicas pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Bolsista Fapesp-processo nº 2012/17498-9.
Especialista em Transtornos Alimentares (obesidade - anorexia - bulimia) e Cirurgia Bariátrica. Especialização em Psicologia da nutrição, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp e Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Associada a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica - SBCB - Especialidades Associadas - COESAS.






domingo, 14 de março de 2010

Novos tratamentos para obesidade e depressão

A revista Isto É desta semana 17 de março de 2010, traz mais uma proposta alternativa que esta sendo pesquisada para o tratamento tanto da obesidade como a depressão e também alguns casos de transtornos neurológicos como a dislexia. Trata-se do uso de ondas elétricas ou magnéticas que regularizam a funcionamento cerebral. O primeiro método chama-se estimulação cerebral profunda, ou DBS (Deep Brain Stimulation), e é feito através de um processo cirurgico onde é implantado um eletrodo em uma área do cérebro. O segundo método é a estimulação magnética transcraniana (EMT) e não requer processo cirurgico. Ambos estão sendo apresentados como métodos promissores no tratamento de transtornos neurológicos e psiquiátricos. Os experimentos mostram que os pacientes submetidos a estes métodos estão conseguindo um emagrecimento expressivo, porém, como é um método novo, deverão prosseguir com os estudos para analisar efeitos colaterais e também os efeitos a longo prazo. Assim, apresentamos o que de mais recente nas proposta de tramento da obesidade. Gostaria de salientar que esses estudos apontam para comprovação de que algumas doenças e dentre elas os transtornos alimentares, são consequencias de alterações neuropsiquiátricas, onde o funcionamento cerebral, ou ainda, as alterações no funcionamento cerebral podem gerar distúrbios diversos, aparentemente sem conexão entre eles como é o caso da dislexia e a obesidade. O cérebro é uma facinante máquina que quando mais os estudos se aprofundam, mais verificamos o quando ainda há para ser estudado. Assim, fica registrado esses novos estudos que trarão novas propostas de tratamento. Caso queiram ler na integra a reportagem é na Isto é de 17/03/2010. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imagens ilustrativas deste blog foram criadas pela artista plástica Priscila D. Guerra - UNICAMP

Seguidores