LEORIDES SEVERO DUARTE GUERRA

Leorides Severo Duarte Guerra - Psicóloga, Doutoranda e Mestre em Ciências Médicas pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Bolsista Fapesp-processo nº 2012/17498-9.
Especialista em Transtornos Alimentares (obesidade - anorexia - bulimia) e Cirurgia Bariátrica. Especialização em Psicologia da nutrição, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp e Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Associada a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica - SBCB - Especialidades Associadas - COESAS.






quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Transtorno Bipolar e Obesidade

Iniciamos uma pesquisa no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo - Ipq-FMUSP. O título é "Espectro do trantorno bipolar em pacientes obesos candidatos a cirurgia bariátrica". Nesta pesquisa tentaremos estabelecer uma relação entre o transtorno bipolar e a obesidade grau III. Segue abaixo um resumo da pesquisa. Novos textos sobre esse trabalho serão apresentados. Para realizar esta pesquisa conto com a colaboração de uma equipe de psicólogas e psiquiatras.
Orientador responsavél: Dr. Wang Yuan-Pang
Pesquisadora executante: Leorides S. Duarte Guerra
Supervisor: Dr. Bruno M. Coelho
Psicóloga: Regina M. R. Morin, Celina Sobreira, Cecília Belfante, Luciléia G. Ferreira e Patrícia B. C. e Silva
Descrição do projeto de pesquisa
A obesidade e o transtorno bipolar tornaram-se grandes desafios à medicina. A obesidade ganhou dimensões de epidemia mundial e o transtorno bipolar tem sido diagnosticado cada vez mais. Recentes estudos apontam para a correlação entre essas patologias. Objetivo: O objetivo deste trabalho é levantar a frequência de transtorno espectro bipolar de pacientes com obesidade grau III que serão submetidos à Cirurgia Bariátrica. A frequência de transtornos do espectro bipolar e padrão de comorbidade psiquiátrica serão calculados e correlacionados com as escalas psicométricas de detecção de transtornos de humor e qualidade de vida. Implicação dos Resultados: Estudos apontam um elevado número de transtornos psiquiátricos após a cirurgia bariátrica e o transtorno bipolar aparece com uma frequência significativa. Avaliações sistemáticas de paciente obesos quanto ao transtorno bipolar e a introdução de instrumentos para avaliação possibilitarão futuros estudos de seguimento e verificar os fatores preditivos de prognóstico.
Imagens ilustrativas deste blog foram criadas pela artista plástica Priscila D. Guerra - UNICAMP

Seguidores